quarta-feira, 7 de maio de 2014
A culinária de cada canto do Brasil !
A culinária brasileira é bem diversificada , cada região apresenta vários pratos diferentes de acordo com sua cultura. As culinárias mais visíveis são a de Minas Gerais e da Bahia , fato que leva até homenagem em feiras gastronômicas fora do Brasil.
Abaixo segue alguns dos pratos mais típicos de cada região:
Norte: Lá os pratos conhecidos incluem o picadinho de jacaré (prato feito com a carne do jacaré); o pirarucu de casaca, preparado com azeitonas, ovos e cheiro-verde; o tacacá; o açaí; o pato no tucupi, prato consumido geralmente na época do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, e a maniçoba.
Nordeste: Incluem a tapioca, o vatapá, a moqueca (ambos com frutos do mar e azeite de dendê), o baião de dois (feito de arroz e feijão, com diversas variedades, geralmente incluindo também carne seca, queijo coalho, manteiga da terra ou nata), o acarajé (um bolinho de feijões brancos e cebola fritado no azeite de dendê recheado com camarões, pimenta vermelha), o mugunzá (feito de feijão e milho - doce ou salgado, com lingüiça), caruru (quiabo e castanhas de caju, camarões, pimenta e alho), farofa, a paçoca, a canjica, pamonha, a carne-de-sol, a rapadura, a buchada de bode, o queijo coalho, o siquilho, o alfinim, a panelada, a maria-isabel, o carneiro cozido e a galinha à cabidela. No Maranhão, desenvolveu-se o cuxá com base em uma erva africana, a vinagreira, recebe ainda o caruru e a língua-de-vaca, outra erva. As frutas mais conhecidas são as mangas, mamões, goiabas, laranjas, maracujás, abacaxis, fruta-do-conde, e cajus (a fruta e a castanha), mas são muito consumidas também frutas mais exóticas, como o cajá, a seriguela, a cajarana, a pitomba e o buriti.
Centro-Oeste: Maria Isabel (carne seca com arroz ), o Pacu assado com farofa de couve, a carne seca com banana-da-terra verde, farofa de banana-da-terra madura além do tradicional churrasco pantaneiro que se desenvolveu pelas longas comitivas de gado no pantanal. O povo mato-grossense também aprecia o arroz com pequi, picadinho de carne com quiabo e a carne assada. Há ainda o Guaraná de ralar cujo costume é de tomar pela manhã, além do bolo de arroz e o bolo de queijo. Os doces e licores apreciados são o Furrundu (doce feito de mamão e rapadura de cana), o doce de mangaba, o doce de goiaba, o doce de caju em calda, o doce de figo, o doce de abóbora, e outros. Como aperitivo temos o licor de pequi, licor de caju, licor de mangaba, e outros. O pequi é um fruto muito popular na culinária do estado de Goiás, comido geralmente com arroz ou frango cozido. O milho verde é também o ingrediente principal de diversos pratos.
Sudeste: A Culinária desta região é muito variada tendo pratos das culinárias do Brasil inteiro como pizza, virado, frutos do mar, peixes, feijoada e até churrasco conforme cada região do Estado. Pão de queijo com café e uma garrafa de cachaça pequena são típicos de Minas Gerais. Além disso incluem milho, carne de porco, queijo minas, o feijão tropeiro, angu, o tutu à mineira, elaborado a partir uma pasta de feijão cozido misturado a com farinha de mandioca, guarnecido com ovos cozidos ou fritos, e linguiça frita. As quitandas mais apreciadas são biscoitos a base de polvilho, sequilhos, roscas, doce de leite, doces à base de laranja-da-terra, abóbora e mamão. No estado de São Paulo uma comida típica é o virado à paulista, o qual é feito com arroz, tutu de feijão (massa de feijão com farinha de mandioca), couve-de-folhas salgada e pedaços de carne de porco. O prato local principal no Espírito Santo é a moqueca capixaba (a qual inclui principalmente peixe e tomates), além da Torta Capixaba, tradicionalmente servida na Semana Santa. Os pratos tem forte influência indígena, como o uso da banana-da-terra. No Rio de Janeiro, uma das comidas típicas é a feijoada.
Sul: No Rio Grande do Sul já é tradicional o churrasco. No estado de Santa Catarina é grande a utilização de peixes marinhos, camarões, e ostras. A comida tradicional do estado do Paraná é o barreado, carne cozida com legumes em panelas de barro, por vezes colocadas debaixo da terra para cozinharem sob o calor de lenha ou carvão, e comida com farinha de mandioca. Os pratos são sempre carregados de muita carne bovina e de vinhos, por conta da grande imigração italiana, que tem forte influência nos pratos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
muito bom kkkk
ResponderExcluir